Em Porto Muniz...
Menu Principal
Início
Progestur
Regiões
Porto e Norte
Beiras
Lisboa
Alentejo
Algarve
Madeira
Açores
Ligações
Institucionais
Privadas
Informações úteis

Publico.pt - Geral
Descrição
Publico.pt - Escolha do Editor
Caniçal: Festa da Senhora da Piedade

Diz a lenda que um grupo de pescadores, vendo-se em aflição no mar alto, prometeu erguer uma capela a Nossa Senhora da Piedade se ela salvasse estes homens de uma morte que parecia certa. A Santa salvou-os e impediu que o mar os levasse. Escolhem para lugar de construção do orago o primeiro monte que avistam no Caniçal.

Desde há muitos anos, a cada 3º fim-de-semana do mês de Setembro, os habitantes do Caniçal levam a cabo a mais marcante festividade da Ilha da Madeira, uma procissão no mar em honra da Senhora da Piedade.

Esta procissão, única no arquipélago, mobiliza a população que se empenha a fundo na organização da festa e da procissão. As ruas enfeitam-se de flores e luzes, a igreja embeleza-se de verduras e cor, as bandeiras de cores garridas pululam.

No Sábado a imagem sai da Igreja e vai de barco até à Capela da Senhora da Piedade onde pernoita. No Domingo regressa também por mar à Igreja de onde saiu. A procissão é acompanhada por cânticos dos devotos e pela música da banda da terra.

Há sempre bailarico por esta ocasião e faz-se também a festa do pão de batata, e come-se o tradicional gaiado seco em escabeche e as lapas.

Ficha Técnica

Designação: Festa da Senhora da Piedade
Local: Machico (Caniçal), Ilha da Madeira
Datas: 3º Domingo de Setembro
Tipo: Religiosa

Seguinte >
Publicidade



 

 
Sexta, 24 Outubro 2014 | Progestur © 2005 Versão Beta 1.1 | Design GlobalFree